Encerramento - INTERSECÇOES2009


- GALERIA DE FOTOS - Registros visuais de todo o evento
- VÍDEO GALERIA - Registros audiovisuais.
- ARQUIVOS PALESTRANTES
- Apresentações/slides das palestras.
- DEPOIMENTOS - Mensagens recebidas dos participantes
- MENSAGEM ORGANIZADORES - Mensagem da comissão
+Notícias - Livro Intersecções em relançamento coletivo 14/08 na Editora Universitária...(Saiba ++)



8 de mai. de 2009

Sobre os autores


Adriana Dória Matos - Jornalista, professora do Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e editora da Revista Continente Multicultural (CEPE/PE). Edita catálogos de arte e atua na concepção e curadoria de exposições artísticas. (http://www.continentemulticultural.com.br/)


Ana Cecília Acioli Lima - Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco e mestra em Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Alagoas, dedica-se a pesquisas sobre as teorias críticas feministas e os estudos de gênero, com vários artigos publicados na área. Co-organizadora do livro "Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades", publicação comemorativa dos 20 anos do GT A Mulher na Literatura, da Anpoll.

Ana Paula Arnaut - Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona Literatura Portuguesa Contemporânea. Doutorou-se pela mesma Universidade em 2002. Publicou Memorial do Convento - história, ficção e ideologia (1996); Post-modernismo no romance português contemporâneo: fios de Ariadne - máscaras de Proteu (2002); Homenagem a Cristóvão de Aguiar: 40 anos de vida literária (Org., 2005); José‚ Saramago (2008). Possui artigos publicados em diversas revistas nacionais e internacionais.

André Carneiro -Natural de Atibaia, nascido em 1922, poeta da geração de 45, cineasta e artista plástico, desde a década de 60 dedica-se ao cultivo literário das formas e símbolos da Ficção Científica. É considerado um dos maiores escritores do gênero, no mesmo nível de Asimov e Clarke. Autor de dois romances e quatro coletâneas de contos, muitos dos quais publicados em antologias de vá rios países, também ‚ celebrado por publicar um dos primeiros estudos dedicados à compreensão do gênero, Introdução ao estudo da Science-Fiction (1967). Em 1957, foi condecorado pelo governo francês com a Medalha de Prata da Cidade de Paris e nomeado Membre D'Honneur da Ácademie Ansaldi, de Paris, por suas atividades de intercâmbio cultural e cooperação artística. Foi também o primeiro membro da América do Sul na poderosa Science Fiction & Fantasy Writers of America (com direito a voto no ambicionado e prestigiado Prêmio Nebula).

Artur A. de Ataíde - Mestre em Teoria da Literatura e graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, instituição à qual se mantém vinculado atualmente na condição de doutorando. Publicou artigos sobre crítica, poesia e ficção, além de traduções de poesia. Integra o corpo editorial da Crispim - revista de crítica e criação literária. (http://revistacrispim.com/inicio/inicio.php)

Conrado Vito Rodrigues Falbo - Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, músico e mestrando em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Pesquisa as relações entre texto, música e corpo na performance da canção popular.( http://sentidoaberto.blogspot.com/)


Cristhiano Aguiar - Formado em Letras para Universidade Federal de Pernambuco, aluno do programa de Pós-graduação em Letras desta instituição. Escritor e crítico literário, colabora com periódicos e revistas. Integra o corpo editorial da Crispim - revista de crítica e criação literária.
(http://cristhianoaguiar.blog.uol.com.br/)

Ermelinda Maria Araújo Ferreira - Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Formada em Letras e Medicina, tem mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio na Universidade de Lisboa. É autora, entre outros, dos livros Cabeças compostas: a personagem feminina na narrativa de Osman Lins (2005) e A mensagem e a imagem: literatura e pintura no primeiro modernismo português (2007).

Fabiana Móes Miranda - Bacharel em Crítica Literária (UFPE), Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (FAFIRE) e Mestre em Teoria da Literatura (UFPE). Com artigos sobre Sistema Literário e Cibercultura, Produção Literária Digital e Multisemiose, Gêneros Digitais e Estudos Culturais (fã-cultura), Literatura Infanto-Juvenil e Auto-Aprendizagem nos Meios Digitais, além de textos sobre Ecocrítica. Também é poetisa e escritora de livros para crianças. ( http://www.arturei.blogspot.com/)

Fernando de Mendonça - Bacharel em Biblioteconomia e mestrando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Dedicado à pesquisa na área da Intersemiose, estuda a relação da obra de Clarice Lispector com outras artes. Pesquisador de cinema, colabora no blog de análises cinematográficas Dissenso. (http://dissenso.wordpress.com/)

Germano César da Silva
Bacharel em Crítica Literária pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursa o mestrado pela mesma instituição, desenvolvendo uma pesquisa sobre a Ficção Científica como gênero literário, focalizando a sua vertente brasileira através da obra do escritor André Carneiro. (http://borgesinsone.blogspot.com/)

Joaquim Cardozo - Foi poeta, dramaturgo e engenheiro calculista. Nascido em Recife em 26 de agosto de 1897, inovou os métodos tradicionais do cálculo estrutural, viabilizando a execução de obras complexas da arquitetura moderna, como as de Oscar Niemeyer. Calculou para o arquiteto as obras do Conjunto Pampulha, em Minas; e em Brasília, o Palácio da Alvorada, a Catedral, a cúpula do Congresso Nacional e o Itamarati, entre outras. Publicou Poemas (1947); Pequena antologia pernambucana (1948); Signo estrelado (1960); Coronel de Macambira (1963); De uma noite de festa (1971); Poesias Completas (1971); Os anjos e os demônios de Deus (1973); O capataz de Salema, Antonio Conselheiro e Marechal, boi de carro (1975); O interior da matéria (1976); Um livro aceso e nove canções sombrias (1981, póstumo). Faleceu em Olinda em 4 de novembro de 1978. (http://www.joaquimcardozo.com/)

José Everardo Norões - Poeta, publicou os livros de poesia Poemas argelinos (1981); Poemas (prêmio literário Cidade do Recife, 1998); Le tigri del Bengala (Tradução de Emilio Coco, Edizione Nuove Muse, S. Marco in Lamis, Itália, 2005); A rua do Padre Inglês (Ed. 7 Letras, Rio de Janeiro, 2006). Retábulo de Jerônimo Bosch (Ed. 7 Letras, Rio de Janeiro, 2008); um livro de crônicas (Nas entrelinhas do mundo, em co-autoria. Recife: Ensol, 2002); ensaios e poemas em várias revistas, entre as quais Poesia Sempre (Fundação Biblioteca Nacional), Bacchanales (Maison de la Poèsie, de Grenoble), Gare Maritime (Maison de la Poèsie, de Nantes). Traduziu e organizou, entre outros, a antologia do poeta mexicano Carlos Pellicer, a antologia da poesia peruana El rio hablador, Un regard transatlantique (Maison de La Poèsie de Nantes). Co-autor do texto da peça Auto das portas do Céu e O nascimento da bandeira, de Ronaldo Brito.

Ladjane Bandeira - Artista plástica, poeta, crítica de arte, teatróloga e jornalista. Nasceu em 5 de junho de 1927, na cidade de Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, e faleceu no Recife em 24 de março de 1999. Deixou rico acervo plástico e literário, em grande parte ainda inédito, sob a guarda do Instituto Cultural Ladjane Bandeira.


Márcia de Miranda Lyra - Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduada em Cultura Pernambucana pela FAFIRE, ‚ coordenadora do Instituto Cultural Ladjane Bandeira e curadora do acervo da artista.



Marcelo Ferreira Marques - Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas, com a dissertação "Tipografia expressiva: Augusto de Campos e os desenhos da poesia", orientada pela profª Drª Gláucia Vieira Machado. Doutorando em Letras pela mesma instituição.


Michelle Valois - Bacharel em Letras e mestranda em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa a temática do animal na literatura com o projeto Bestiário declinado em Ramo e Rosa: os bichos de Graciliano e Guimarães.



Rebeca Santos de Amorim Guedes - Bacharel em Letras e mestranda em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.




Renata Soriano de Souza Tavares - Graduada em Letras pela FAFIRE, onde também cursou Especialização em Literatura Brasileira. Atualmente, mestranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.



Tércia Costa Valverde - Mestre em Literatura e Diversidade Cultural e professora assistente de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve pesquisa sobre a obra de Antonio Lobo Antunes. Publicou artigos sobre Literatura Portuguesa em livros e em revistas especializadas.

Theresa Katarina Bachmann - Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente vincula-se a esta instituição como aluna do mestrado em Teoria da Literatura, onde realiza um estudo sobre as conexões entre história e literatura através das obras de Juan Rulfo e de Luis González y González.