Ladjane Bandeira(Saiba +) Artista plástica, poeta, crítica de arte, teatróloga e jornalista. Nasceu em 5 de junho de 1927, na cidade de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, e faleceu em Recife, em 24 de março de 1999. Deixou rico acervo plástico e literário, em grande parte ainda inédito, sob a guarda do Instituto Cultural que leva o seu nome.
Foi poeta, dramaturgo e engenheiro calculista. Nascido em Recife em 26 de agosto de 1897, inovou os métodos tradicionais do cálculo estrutural, viabilizando a execução de obras complexas da arquitetura moderna, como as de Oscar Niemeyer. Faleceu em Olinda em 4 de novembro de 1978.
Cineasta e artista plástico, desde a década de 60 dedica-se ao cultivo literário das formas e s¡mbolos da Ficção Cient¡fica. É considerado um dos maiores escritores do gênero, no mesmo n¡vel de Asimov e Clarke. Autor de dois romances e quatro coletâneas de contos, muitos dois quais publicados em antologias de vários países, também‚ celebrado por publicar um dos primeiros estudos dedicados a compreensão do gênero.
Apoio/Coordenação
Instituto Cultural Ladjane Bandeira
Editora Universitária
Núcloe de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional